23 de abr. de 2012

Criançada

O post de hoje é em homenagem aos meus afilhados lindos! Uma menina e um menino que já estão com mais de 1 aninho e saindo do berço.
Algumas semanas atrás, eu estava fazendo o projetinho do quarto da minha sobrinha e resolvi escrever esse post especial para a criançada. Afinal, projetar dormitórios infantis é um pouco mais "complicado". Quando a criança é bem pequena (como é o caso) nem tanto. Mas quando começa a crescer e ter opinião a coisa muda. Os pais querem uma coisa e as crianças outras. Então  é preciso conciliar e saber utilizar bem as diferentes vontades.
E, já que estava pensando no projeto do quarto dela, resolvi trazer umas dicas de espaços infantis p/ vcs.

Quem mora em apto sabe que os dormitórios dos edifícios novos estão cada vez menores (a tendência por aqui é deixar as dimensões p/ as varandas gourmet), então não há muito espaço para colocar tudo que vc ou a criança querem. Mas o quartinho não precisa muito para ser lindo, funcional e divertido.


A cama ocupa o espaço embaixo da escada. Ainda foi possível colocar gavetas sob ela e papel de parede para deixar o cantinho mais aconchegante.
french by design

   Papel de parede pode deixar o quarto mais alegre e divertido.


Mas um dormitório neutro pode servir para diferentes idades. Destaque para a parede de lousa, que agrada qualquer criança.
Delikatissen

Os quadrinhos em cima da cama dão charme ao quarto da menina. E as bandeirinhas dão um toque especial e infantil a qualquer ambiente. Além disso, são fáceis de colocar e de tirar.

Para meninas românticas e c/ pouco espaço, o papel de parede e pouca mobília são ótimas opções.

Olha as bandeirinhas aí novamente. Se tiver espaço, aposte em tapetes divertidos e móveis para brincadeiras.
ChicTip

As gavetas sob a cama e camas sofás são ótimas opções para economizar espaço e organizar o quarto. Se a criança costuma receber os amiguinhos, pode optar por uma bicama também.

Balanços no quarto são fantásticos! Além de super divertidos, eles agregam muito à decoração. Não tem como não amar!

Esse quarto tem tudo que uma criança precisa: cama, armário, escrivaninha e balanço.Além de ser super delicado serve como play room.

A lousa  também ganha destaque como espaço para brincadeiras, super necessário em dias chuvosos.

Agora, se quiser uma coisa mais prática e duradoura, opte por cores é móveis neutros. Eles se adaptam a qualquer sexo e idade. O ideal é ter um espaço para as roupas, cama e estudos.


Mas se o espaço é realmente pequeno, você pode optar por móveis planejados como os da Mobili Intelligenti ou da Tok Stok

O fechamento da cama alta ajuda a imaginação da criançada. Quem não gostava de brincar de cabaninha qdo criança?

A cama baixa é ideal para crianças que estão saindo do berço. Com cores neutras nas paredes e móveis, é possível investir em objetos de decoração mais coloridos.
RoomRemix

Desenhos feitos com tinta lavável são ideais para a criançada soltar a imaginação.

A árvore pintada ganha charme e funcionalidade com as prateleiras.

Se seu filho/sobrinho/neto/irmão gosta de música como minha sobrinha gosta, você pode colocar os instrumentos como parte da decoração. O bumbo virou um puff lindo.

Nesse quarto  rústico e simples, a cama é feita com paletes e coberta com uma colcha de retalhos. As molduras com aspecto antigo e os globos de papel complementam perfeitamente o estilo.
babyspace.net.au

O berço transformado em cama infantil ganha charme com a tenda indígena.
babyspace.net.au

Esse dormitório minimalista é ideal para bebês de qualquer sexo. Afinal, essa idéia de menina ter tudo rosa e menino azul é um tanto quanto ultrapassada. A propósito, olha esse berço que tudo!

Muitas pessoas precisam acomodar mais de uma criança no mesmo quarto. E quando a personalidade e gosto das crianças varia muito, a situação complica um pouco. Ainda mais em dormitórios pequenos. Mas sempre existe uma solução simples, linda e prática.

O beliche é uma ótima opção para pouco espaço. Além de acomodar os pequenos, ele pode ser divertido e criar espaços personalizados para cada um. A cama suspensa ganha proteção com tela trançada.

Outra opção interessante e divertida para beliches é criar uma parede de escalada. 

Ideal para três crianças no mesmo ambiente, esse dormitório apostou na cama suspensa em cima da escrivaninha.

As camas altas criam espaço para estudar ou brincar. 
Casa e Jardim

Quando o quarto é maior, uma escrivaninha ou cômoda pode ser colocada entre as camas. A escolha depende da idade das crianças e uso. 

As camas de frente uma para a outra são ideais para quartos compridos e estreitos. Com cores ou papéis de parede, é possível criar ambientes diferentes e personalizados. Só não vale exagerar.

Simples, atual, moderno e amarelo. Lindo!
 Cool Boom

Ambientes românticos são válidos para o quarto de meninas.

Minimalista e espaçoso. Cores claras e poucos móveis ampliam os espaços.
My Ideal Home

Também existem quartos que despertam a imaginação infantil  com móveis e design cenográfico. Mas costumam ser ideais para ambientes mais espaçosos.

Quarto com tema de pirata.

Quem tem meninos sabe como gostam de jogar bola em qualquer lugar. Se tem espaço no quarto, pq não aproveitar?

Suíte da menina na Casa Cor São Paulo2011. 

Esse dormitório é o sonho de qualquer criança. Tem até casa na árvore.
Kidtropolis


Decorações cenográficas, como essa, estimulam até a imaginação dos adultos. 
Kidtropolis

As opções para os dormitórios infantis são infinitas. Só é preciso definir qual seu gosto, necessidade e disponibilidade  - de espaço e financeira - para poder ter um quarto prático, bonito e divertido. 
Fica aqui mais algumas diquinhas:
  • Evite utilizar cores e objetos enjoativos. Você não quer trocar a decoração a cada 6 meses;
  • Se a criança já tiver opinião, defina o tema junto com ela;
  • Existem outras cores além de azul e rosa;
  • Aposte em armários e/ou caixas organizadoras.

Se for bem planejado, o espaço infantil pode agradar tanto a criançada como os papais.  
BjoO!

2 comentários:

  1. Adorei Carla! Estou pensando seriamente em abandonar os berços daqui poucos meses! Ai volto aqui pra espiar de novo! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma hora o berço deixa de ser prático, né? Ainda mais com dois..haha..bjoo!

    ResponderExcluir