Essa semana recebi uma sugestão de uma amiga mto querida - a Marcela Japa - sobre um post novo. Ela fazia arquitetura, mas resolveu trocar por administração. E, com o olhar de quem já fez um pouquinho do curso, começou a reparar na "mesmice" (palavras dela) dos escritórios que ela frequenta.
Realmente, quando paramos para pensar nos layouts corporativos das empresas que conhecemos vemos que a maioria usa as mesmas divisórias, as mesmas estações de trabalho e o mesmo estilo. Muitos empresários acham desnecessário criar uma identidade visual no interior das empresas, principalmente quando o trabalho não exige tanta criatividade. Assim acabam optando pelas tradicionais cores, mobiliários e disposição.
Ah, nesse post só vamos tratar dos escritórios e espaços empresariais. Mas fique de olho que logo logo teremos designs exclusivos para lojas e comércio!
Então chega de blá-blá-blá e vamos dar uma olhada nas sugestões de designs para sua empresa fugir dessa mesmice, trazer mais motivação para os funcionários e agradar os clientes.
Esse é o escritório da Lego, na Dinamarca. Lembra daquelas pecinhas de encaixar que toda criança (e muitos adultos) ama brincar? O escritório reflete muito bem o conceito do brinquedo sem deixar de ser profissional.
As peças ficam separadas numa espécie de biblioteca lego.
Tá com pressa p/ almoçar? Desça de escorregador até o andar do restaurante.
O mobiliário é bem colorido e acolhedor.
Vista geral da Lego.
By Rosan Bosh and Rune Fjord
Os escritórios do Google são famosos pela cenografia e pelo estímulo aos funcionários. Quer saber pq? Olha aí embaixo...
Google em Madrid. O design arrojado está presente até nas tradicionais estações de trabalho.
Espaço para descanso/diversão dos funcionários com pebolim, vídeo games, tvs..
Quer lugar mais cenográfico?
By Clive Wilkinson Architecture
Falando em cenográfico, o escritório da Red Bull, em Amsterdã, e o da Renkmobil, em Istambul, também abusam do estilo.
Lanchonete Red Bull.
Uma das salas do escritório Red Bull
By Sid Lee Architecture
Recepção da Renkmobil Software.
As cores do mobiliário para descanso contrastam com as mesas de trabalho e a iluminação destaca os diferentes usos. Dessa forma é possível criar um ambiente profissional criativo e receptivo.
As mesas ganham cadeiras coloridas e design próprio compondo a identidade visual do espaço.
By Yapi Studyo Mimarlik
E quem disse que escritório de advogado precisa de coluna grega, não é Japa? Recepção do escritório Dias Carneiro Advogados.
By Athie Wohnrath
E não é preciso abusar das cores para ter um projeto bem elaborado e em sintonia com sua marca. Tá aí a Interactive Data Corporation, empresa voltada ao mercado financeiro.
As cores neutras em tom madeira, os vidros e o jogo entre iluminação e textura tornaram o ambiente da Interactive Data Corporation extremamente elegante.
Tá pensando que seu escritório ou onde vc trabalha é bem menor e não dá p/ fazer nada disso? Então vamos às dicas para um ambiente de trabalho pequeno, universal e agradável.
Esse espaço serve para diversos tipos de atividades. Reparem como é clean, espaçoso e bem iluminado. A opção pela bancada única, em vez daquele monte de mesinha, facilita a locomoção das pessoas no ambiente de trabalho.
officedesigngallery.com
Mas se as tarefas são diferentes e vc prefere q cada um tenha seu espaço, opte por divisórias simples mas com algum charme.
Para ambientes pequenos e com poucos funcionários, dá p/ mandar fazer as mesas sobre medida. Só elas já dão outra cara ao lugar. E as luminárias? Lindas!
Konstruplus Srudio by MMASA Architects
Essa sala de reunião da V Arc Architettura, em Melborne, é simples, moderna e chiquérrima. Os móveis brancos ganham destaque na construção antiga.
As mesas de trabalho deles também são bem distribuídas ao longo do grande vão. E as prateleiras ocupam o outro lado da sala. Vcs repararam quantos escritórios e espaços corporativos usam esses galpões antigos lá fora? Fica muito show!! E tem tantos desocupados aqui...
Concreto e madeira. Não preciso falar mais nada. Destaque para mais uma mesa única.
officedesigngallery.com
Essa sala da Parasol Island, uma agência de publicidade na alemanha, já é mais clássica. As luminárias japonesas dão um toque especial ao projeto simples e bonito.
Agora, se sua empresa aposta na tendência da sustentabilidade, esse projeto da Miresball, uma agência de publicidade em San Diego, é uma ótima referência.
A mesa da sala de reuniões é feita de madeira com tampo de vidro.
A madeira utilizada nas bancadas e o aço das divisórias também foram reaproveitados.
By Bells and Whistles
Essa recepção é show. Madeira reaproveitada, cores claras, bem iluminada. Quem liga de ficar esperando numa sala dessas?
Um projeto bastante criativo e cenográfico é o da agência SAATCHI e SAATCHI em Bangkok. O escritório, projetado pelo Supermachine Studio, foi separado em duas zonas: a criativa e de gestão. A zona criativa foi projetada para ser aberta, onde as pessoas podem scompartilhar idéias. Já a zona de gestão tem uma atmosfera mais escura e com decorações coloridas, com a intenção de também ser motivacional.
E já que estamos falando de espaços de trabalho, eu não podia deixar de mostrar esse escritório p/ vcs. Tá certo q era p/ ser um tópico de interiores e ele merecia um post só p/ ele, mas eu empolguei e acabei trazendo ele aqui. Além disso dá p/ tirar boas idéias do interior dele também. O escritório chama Selgas Cano e fica em Madri.
A recepção tem o formato de um ônibus.
Detalhe da iluminação e bancada colorida.
As mesas de trabalho na zona de criação levam bicicletas como apoio.
Já a zona de gestão é mais sóbria, mas sem perder o charme da agência.
A idéia era sair da agitação da cidade. Então o escritório fica parte abaixo do solo e parte para cima.
A vista que os funcionários tem é incrível.
Olha o interior dele aí. O desenho do piso acompanha a cobertura, que é parte de vidro.
As mesas são suspensas e dão mais leveza ainda ao projeto.
Agora vc já pode deixar o ambiente de trabalho com a cara da sua empresa. Ou dar umas diquinhas p/ seu chefe dar aquela repaginada no escritório. BjoO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário