29 de mai. de 2012

Áreas de Lazer - Piscinas em casa

Oi, Gente! 

Hoje vamos aproveitar o último post sobre a Reforma da casa no interior e falar sobre piscinas. Na verdade, não precisa ser necessariamente uma piscina. Você pode ter um espaço menor e colocar uma hidro ou um ofurô. 
Vcs devem estar pensando pq eu inventei de falar de piscinas como áreas de lazer no inverno, não é?? A resposta é simples: pq, se vc quiser aproveitar o espaço no verão, deve começar a planejar agora. Afinal, para resolver o que quer, contratar arquiteto e mão de obra, comprar material e construir, 5 ou 6 meses não é mto tempo não. Além disso, essa semana esquentou um bocado...
Mas prometo que logo vai ter post sobre lareiras, afinal elas tb estão mto presentes em áreas de lazer.

Quando as pessoas falam em construir uma casa, sempre pensam na área de lazer que ela pode ter. Ás vezes o $$$ tá curto e ela fica p/ depois. Mas, como já dissemos antes, é uma área cada vez mais valorizada. Ou seja, além de aproveitar mto com sua família e amigos, sua casa ganha valor no mercado imobiliário, que está cada vez mais absurdamente alto. E uma piscina ou lugar para se refrescar enquanto toma sol, curte um churrasco ou mesmo ficar de bobeira é o ponto alto das áreas de lazer em casas. 

Dica extremamente importante: antes de comprar ou construir sua casa, veja qual o melhor lugar para construir sua piscina e área de lazer (no estado de SP é melhor ela ficar voltada p/ o NORTE, pq pega sol o dia todo). Se não for possível, escolha uma área que receba sol no período da tarde, protegida dos ventos dominantes, para manter o conforto térmico e evitar que caia sujeira na água. Agora, se já tem um espaço com cobertura e churrasqueira, prefira instalar a piscina integrada, assim vc pode aproveitar mtooo mais sua área de lazer.

A casa Glenwood foi projetada em torno da piscina: integração e aproveitamento total.
Wernerfield Architects


A piscina, localizada no centro da residência, integra a casa principal ao espaço gourmet.
Sidney Quintela

Área de lazer completa: sala, espaço gourmet, piscina e mto verde!


Para aproveitar a piscina mesmo nos dias mais frios, o ideal é instalar um aquecedor solar e mantê-la coberta quando não estiver usando.
O formato e o tamanho da sua piscina dependem da área disponível e devem ser pensados de acordo com o uso e junto com o jardim e com a escolha do material. Não adianta querer uma piscina olímpica num espaço 5x5. Se tiver um espaço reduzido, pode instalar um spa ou ofurô


Nesse projeto que fiz na Granja Viana, SP, o proprietário queria um grande deck com spa. Como a casa está dentro e um condomínio e não pode ser murada, a cerca viva (que só da p/ ver a sombra) dá mais privacidade sos moradores.
Quer ver o antes e depois? Só continuar lendo aqui embaixo.

Antes a casa tinha apenas churrasqueira, que era pouco aproveitada pelo morador.

Agora a churrasqueira ganhou espaço para mesa e acesso ao deck com o spa.
*Obs.: quando tirei as fotos o projeto ainda não estava 100% pronto (as plantas tinham acabado de ser plantadas e ainda faltavam retoques de pintura.) Mas, assim q eu tiver fotos novas posto aqui p/ vcs. 

Deck com hidro para espaços pequenos. 

Os spas substituem bem as piscinas em locais onde o espaço é reduzido.

Outra alternativa são os ofurôs.

Esse spa aproveita o espaço de forma excelente e é uma ótima alternativa para os dias quentes.

Piscinas em fibra de vidro tem menor custo e são mais rápidas de instalar, mas possuem formatos específicos pré-definidos.

Piscina em fibra com deck e jardim. Não é pq é de fibra q precisa ser azul clarinha e sem graça.

Já as piscinas de alvenaria estrutural ou concreto armado podem ser revestida com acabamento cerâmico ou pastilhas de vidro. Apesar do custo mais alto, esse tipo de piscina tem maior durabilidade e permite o uso de materiais mais elegantes. O material também pode ser vinílico, que permite vários formatos com custo menor. Ah, hoje em dia, piscinas com cores extravagantes são cada vez mais comuns, mas deixe p/ os hotéis. Vc pode enjoar facilmente se colocar algo mto colorido.
Piscina laranja do Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

A piscina revestida com pastilhas pretas dá a sensação de profundidade infinita. O preto e o verde podem ser usados em residências de forma harmoniosa e elegante.
João Jannini e Cristina Sagarra

A famosa piscina vermelha do Hotel Unique, em São Paulo.

Ao definir o formato, existe a opção de construir uma parte mais rasa, que pode acomodar um espaço infantil, uma 'prainha' ou uma hidromassagem.
Além da raia para prática de exercícios, a piscina possui parte mais rasa, acomodando a hidro. Gostou? Fale comigo.


Piscina em formato orgânico com prainha.

 Nesse caso, a forma orgânica surgiu do desejo dos moradores por uma pisci grande, mas com pouco espaço.
Além da borda infinita, a piscina ganhou prainha e pedras. A borda cimentícia é o complemento perfeito.

Espreguiçadeiras na parte mais rasa são ideais para os dias mais quentes.


As piscinas também podem ter diferentes tipos de bordas de acordo com o local onde serão construídas. A borda infinita é ideal para terrenos mais altos ou localizados em frente à lagos, mar ou paisagens, pois o efeito funde piscina com o horizonte. Se vc tem uma casa num lugar desses, pode apostar nessa borda. Sucesso total! 
A borda infinita na piscina com revestimento verde coloca a mata dentro do jardim.

A borda une a piscina com a paisagem.


O efeito é incrível!

Pensa nadar nesse hotel... Hotel Marina Bay, Cingapura.

Esquema de funcionamento da borda infinita.


 A borda também pode ser inclinada, evitando que a água escorra para fora. Se for inclinada p/ dentro, fica mais elegante, e deve prever uma canaleta para a água não escorrer em lugares indesejados.

A borda levemente inclinada para fora evita que a água saia da piscina. Mesmo assim recebeu canaletas de contenção. 
Affonso Risi

A piscina tem hidro, borda com contenção e é integrada ao restante da casa.

A borda de vidro é uma solução chiquérrima, mas com custo elevado. Pelo amor, não vai sair colocando qqr vidro na borda. Ele precisa ser estruturar p/ aguentar a pressão.
Guz Arquitetos

Vista da piscina a partir da sala.
Guz Arquitetos

Um modelo mais acessível para bordas em vidro. É ideal para aproveitar pequenas diferenças de nível no terreno.

Aposte em decks de madeira junto à piscina e um projeto de iluminação bem bacana. Eles agregam ainda mais valor, modernidade e sofisticação ao espaço. O ideal é pensar o projeto de iluminação junto com o projeto da piscina e do jardim, para poder prever pontos de iluminação dentro da piscina. 


Deck de madeira, piscina verde e paisagismo: combinação perfeita.

A iluminação transforma sua piscina à noite.
Márcio Kogan

ADORO esse projeto. É a combinação perfeita de elementos e detalhes importantes para uma área de lazer perfeita: integração, paisagismo, deck, iluminação...

Agora, se vc gosta de formas mais orgânicas, pode apostar em pedras e folhagens para complementar sua área externa.

Dá p/ ver que o jardim na área da piscina tb é mto importante, devendo ser bem planejado. As espécies escolhidas devem levar em consideração a manutenção, os gostos e costumes dos usuários, além do clima, posição solar e tipo de solo da região. A preferência por plantas perenes garantem um jardim bonito por mais tempo com menor manutenção. A utilização de vegetação ainda proporciona espaços mais frescos e agradáveis. Se sua piscina muito fica próxima ao muro, um jardim vertical pode garantir a vegetação necessária para tornar o ambiente mais fresco e moderno, como visto aqui.
Para quem tem pouco espaço para vegetação, jardins verticais são perfeitos.

Cabe lembrar que, independente do tipo de piscina, uma impermeabilização adequada é extremamente importante. E tanto a piscina quanto o jardim requerem cuidados especiais. É muito importante manter a piscina limpa e saudável e as plantas regadas, adubadas e podadas. O cuidado permanente facilita e barateia a manutenção.

Bom gente, é isso aí. Se quer aproveitar sua pisci no verão é bom já começar a planejar.


bjoO!

11 comentários:

  1. Nossa, ótimas dicas. Sou estudante de arquitetura, e esse tipo de referência sempre ajuda na hora de planejar os projetos. Particularmente sou muito fã da piscina com "borda infinita" mas não sabia como funcionava a questão da "água que cai", valeu, obrigado pela dica.

    Jair Mendes

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jair! Que bom que gostou! Eu também tinha essa dúvida quando estudava. Fique de olho que ainda teremos vários posts com detalhes e dicas de arquitetura e construção. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Com sua experiência, poderia me ajudar?

    Tenho uma cobertura, cujo sobrecarga maxima é de 200kg/m². Tenho interesse em colocar uma banheira Spa com deck de madeira. Tenho espaço livre para este projeto de uns 20m². É possivel? A estrutura suporta?

    Obrigado e parabéns!
    (elissoncarvalho@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas! Estamos pensando em reformar a piscina da pousada, que é de fibra, para fazer uma de alvenaria com revestimento verde. Achamos um modelo lindo aqui:
    www.tabuleirochic.com/2012/02/piscina-trend.html

    ResponderExcluir
  5. Ótimas suas dicas, obrigada. Vi em alguns projetos que usa palmeiras bem próximo às piscinas. Tenho 1,5 metros de corredor do lado da piscinas, mas somente 50 cm livre para plantar - por conta da tubulação de água e iluminação. Tenho preocupação com as raízes das palmeiras, com possibilidade de danificação da estrutura da piscina. Você tem esta experiência? Que espécie sugere? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo. Você pode plantar diversos tipode de árvores dentro de vasos de concreto enterrados no jardim. Isso dificulta a invasão das raízes. Mas essa não deve ser sua única preocupação. A vegetação escolhida deve prever o sombreamento ideal, a sujeira vinda da queda de folhas e flores e o clima adequado para que ela se desenvolva corretamente. Te aconselho a procurar um paisagista, ou mesmo um jardineiro de confiança. De qualquer forma, você pode ser interessar pelas palmeiras areca bambu, juçara, seafórtia, leque da china, entre outras.

    ResponderExcluir
  7. Ola Carla,

    Adorei as piscinas em vidro, são maravilhosas e sofisticadas. Você disse que o custo é bem elevado, uma piscina daquela apenas com a borda de vidro sai em média qual valor?

    E também acho difícil encontrar fornecedores que prestem este serviço. O que você acha?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou muito na dúvida em instalar uma piscina ou um spa.Meu quintal é grande e próximo à casa tem uma grande mangueira. Fico na dúvida, a hidromassagem fica melhor mais próximo à casa?

    ResponderExcluir
  9. ola! como calculo um vidro se 2m por 1m altura para receber uma pressão de uma piscina de 18mil lt

    ResponderExcluir
  10. Gostei mto da matéria, porém ainda tenho dúvidas... Se fizer uma piscina aquecida (solar) ela poderá ficar a que temperatura no inverno? (onde moro faz uns 12 Cº) à noite e de dia uns 18. Será que eu teria coragem de entrar nela à noite se ela não é coberta? ah, tbm gostaria de saber sua opinião, o spa é sempre bom cobrir? mto obrigada!

    ResponderExcluir