14 de mai. de 2012

Lojas/Comércios

Oi gente!!! To meio sumida, ne? Mas não foi propósito não..muitas coisas p/ fzer. E, já que não teve post semana passada, essa semana teremos em dobro! Siiimmm...um post hoje e outro no fim da semana. Aliás, o próximo post será o primeiro de uma série especial #FIQUEMDEOLHO!

Bom, gente, vamos aproveitar o tempo sem posts sobre ambientes de trabalho - já foi home office, espaços corporativos - p/ dar mais umas dicas para espaços comerciais. 
A arquitetura e o design desses ambientes é ainda mais importante, já que atende diretamente aos consumidores. E, querendo ou não, a "beleza" nesse caso é fundamental. Tenho exemplos de consumidores mto exigentes quanto a aparência das lojas e comércio que frequentam, não é Lula e D. Alzira? (brincadeira..) Mas, deixando as indiretas de lado (hahaha), quem não prefere comprar uma roupa, um sapato ou qqr outra coisa num lugar agradável e receptivo?
Seu produto pode até ser excelente, mas se o seu ponto de venda não fizer jus à sua marca, ele pode acabar desvalorizado.
Além disso, aqui em São Paulo, temos a lei que proíbe diversos tipos de propagandas e nada melhor que um bom projeto para conseguir integrar sua marca à sua loja. Falando nisso, já contei que fiz metade do curso de propaganda? Mas isso é conversa p/ outro dia...

Hoje eu trouxe ótimos exemplos de lojas e ambientes comerciais p/ quem quiser se inspirar. E o melhor: tem p/ todos os gostos e bolsos e quase todos são nacionais!

Então bora ver a diferença que faz ter um espaço que se identifica com sua marca e seu público alvo.

A loja da Havaianas na Oscar Freire é sensacional. P/ quem nunca foi vale uma visita.

A marca faz parte da fachada da loja, que ganha destaque por seu estilão clean no meio de tanta informação. Detalhe: a árvore existente foi incorporada pelo projeto do Isay Weinfeld.

A loja fica abaixo do nível da rua.

Dentro, o espaço é amplo e sem paredes. As divisões ocorrem através dos diferentes níveis ou de peças cenográficas, como o contêiner e a barraca de feira. 

A cobertura permite iluminação natural.
Quer conhecer sem sair de casa: http://br.havaianas.com/pt-BR/stores/concept/#

 Outro projeto que representa bem o conceito da marca é a Farm da R. Harmonia, na Vila Madalena.

O projeto conta com fachada verde - vegetação na fachada com sistema de rega periódica com a água captada da chuva.

A construção de concreto ganha destaque com a vegetação intensa.

A vegetação intensa passa a idéia de estar na mata.

Tanto fora como dentro da loja, onde a grama sintética complementa o tecido dos provadores.

Dentro, o projeto é um jogo de cheios e vazios, privilegiando a iluminação natural.
Triptyque Architecture

Interessou pelas fachadas verdes e sustentáveis*? A loja da Adriana Barra e a Firma Casa são outros ótimos exemplos. 

Loja Adriana Barra na Al. Franca, São Paulo.

Firma Casa, São Paulo. 
Super Limão + Irmãos Campana


* Mais p/ frente teremos um post só sobre arquitetura sustentável.

Algumas lojas preferem trabalhar com o conceito de cubo, mostrando apenas o essencial e reservando o conteúdo para quem realmente estiver interessado. Essa alternativa desperta a curiosidade das pessoas e é muito utilizada em galerias de arte.

A loja de design mobiliário Volume B/Micasa, em São Paulo, é um cubo de concreto "rasgado" por vidro.

O espaço interno amplo e sem paredes valoriza as peças.

A película feita de armaduras de aço serve como brise.
Detalhe: a construção é um anexo da loja principal, mas ganhou mais destaque que ela.
Marcio Kogan 

A loja Garoa, na Oscar Freire, usa o concreto preto e fechado nas laterais, para valorizar os recortes da construção e o interior branco e claro.

Como fica numa esquina bem glamourosa no mundo da moda, a abertura em vidro volta-se para a esquina, formando um hall de estar na entrada. O objetivo aqui é valorizar as roupas.
Una Arquitetos

O Projeto da Galante Store, na Bélgica, valoriza o estilo clássico e fino dos sapatos. A cor predominantemente clara, contrastada pelo cubo coberto de rosas vermelhas e os lustres garantem o estilo da marca no edifício.
 Creneau International  

A loja Trina Turk, na Califórnia, destaca suas peças com o tom amarelo no teto e em algumas paredes e com as prateleiras brancas.

Com os globos pendentes, o espaço ganha um ar surreal e artístico.
Art Office


A loja Obakki, em Vancouver, é um exemplo de arquitetura simples e funcional para espaços comerciais.

A fachada preserva a memória do entorno e, ao mesmo tempo, é uma grande vitrine. 

Dentro o concreto e a madeira predominam.

 O espaço abaixo é um salão que só faz unha aqui perto de casa. Chama Cosmopolish. O conceito do salão é trazer um serviço diferenciado para quem trabalha por aqui, atendendo em horários diferentes. 

Na entrada, uma parede com todos os esmaltes para escolha das clientes. Além do balcão p/ unhas express. Detalhe para as luminárias feitas com esmaltes por um moço da Vila Madalena.

Parede de esmaltes.

Esqueça aquelas cadeiras duras e horrorosas. Aqui você faz sua mão e pé no conforto dessas lindas cadeiras, cada uma com sua própria iluminação.

Falando em Salão, aí vão mais alguns bons exemplos.

Barber Shop Los Angeles

Estilo clássico e retrô das antigas barbearias.

Aqui em São Paulo vc tb encontra essas Barber Shops, como a Barbearia 9 de julho.

Esse salão na Suíça é fantástico. O contraste entre a área de espera e o salão dão a sensação de estar em locais diferentes.
O teto da sala de espera é coberto por fotografias antigas.

O moderno e o clássico juntos.
Zmik

 Agora vc já pode pegar umas dicas e implantar na sua loja/salão/comércio. Lembre que tanto a arquitetura como a decoração do espaço devem valorizar as peças que serão vendidas e ressaltar a sua marca.

Agora, se vc já tem seu ponto de venda montado, mas quer dar uma melhorada nele e tá sem dinheiro, sempre existe o Quick Design p/ ajudar. Dúvidas, sugestões, dicas ou orçamentos? Consulte-nos!

BjoO! E fiquem atentos para a série de posts especiais para áreas de lazer que vem aí...




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