17 de out. de 2012

Decoração sustentável? - PALLETS

Oi, queridos (as)!!! Estou super sumida, ne? Mas ultimamente estou sem tempo para nada e, infelizmente, o blog acaba ficando por último - mentira, o mestrado tá pior. Então, resolvi criar uma séria de posts especiais para ir colocando aqui enquanto estou nessa correria da vida. Prometo que assim que um dos projetos terminar eu volto a publicar com mais frequência (e a escrever a dissertação de mestrado..affe!)

Então, indo ao que interessa, a série é sobre as inúmeras aplicações de materiais reutilizados na decoração.

A idéia surgiu quando vi num blog famoso de DIY (do it yourself) um comentário de uma pessoa falando que, se a blogueira tivesse dinheiro, não usaria as coisas que publica. E ela foi obrigada a concordar. Pq vc acha que uma pessoa muito rica vai utilizar caixotes de feira na sala? Pois vai! Mas, para isso, ela tem que ter a cabeça aberta e o estilo adequado!

Agora, você tb é adepto da sustentabilidade (eu tb super sou!) e quer reutilizar tudo e todo material possível na decoração da sua casa. Aí vai atrás de caixotes de madeira para fazer uma estante, de pallets para fazer uma mesa, de garrafas pet para fazer um jardim vertical...mas descobre que não é tão simples assim.

Na teoria é lindo, mas prática as coisas são um pouco diferentes. Calma, já vou explicar. Antes de mais nada, não adianta ter só o apelo ambiental, precisa ter o social e o econômico também.

É quando você percebe que os caixotes de feira precisam ser lixados, pintados e reforçados. Que os pallets não são tão fáceis de encontrar (aliás, é mais fácil achar para vender do que sendo desperdiçado), e que transformar as garrafas dá um mega trabalho. Mas você quer ser "sustentável". Então compra um caixote lindamente envernizado na Tok Stok por R$100,00. Um pallet super legal na Meu Móvel de Madeira  por mais R$70,00 e desiste das garrafas pq vale mais a pena comprar vasinhos (são baratos e não dão trabalho).

Bom, o caixote e o pallet foram feitos com madeira nova, então não estão sendo reutilizados. Ou seja, mais material a ser desperdiçado depois. Então, em vez de comprar essas coisas, procure algo que realmente não está sendo utilizado (mtas vezes a gt tem essas coisas na própria casa!) e peça para um marceneiro, pedreiro, carpinteiro ou outro profissional no seu bairro te ajudar.

E, antes de sair por aí comprando objetos e coisas que tem a aparência sustentável, tente aproveitar o que você tem em casa. Mas, se for adquirir mais algumas coisas, dê preferência para peças de fabricantes locais, com múltiplas funções e que podem ser aproveitadas em outros ambientes durante bastante tempo. Isso sim é sustentável.

Agora chega de falação e bora começar com alguns exemplos bons - e ruins - de reaproveitamento de material.

Vamos começar com os tão famosos pallets. Como eu disse, não sei pq estão tão na moda assim, já que  é mais fácil comprar do que achar na rua. P/ quem não sabe, eles são utilizados para transportar cargas e ganharam grande destaque no mundo da decoração, principalmente entre os amantes do DIY. A super vantagem deles é que tem de vários tamanhos e são super resistentes!

Como usar? Aí vão alguns BONS EXEMPLOS de PALLETS na decoração.

Eles podem ser utilizados como base de camas e futons. Mas sempre em harmonia com o estilo do ambiente. 


Em ambientes com cores neutras eles ganham destaque se utilizados ao natural.

Essa cabeceira, na 1a Mostra Leroy Merlin, ficou show!

Os pallets são mto utilizados como mesa de centro, mas precisam de um bom acabamento. Tampo de vidro e rodízios valorizam a peça, que ainda serve para guardar revistas ou outros objetos. 

Dependendo da decoração da sua casa, ela pode ser usada assim, só pintadinha. 

Mesinha super vintage!

Essa mesa de pallets é super legal! 

Sofá de pallets com rodízios. Bom, bonito, barato e útil!

Agora, se não forem bem utilizados, o efeito é o oposto: transformam os ambientes em lugares pesados e com aspecto "gambiarra".

MAUS EXEMPLOS de PALLETS

Como mesa e pintado dessa cor escura num ambiente pequeno, espremeu ainda mais a cozinha.

Essa é uma agência de propaganda em Amsterdã. O conceito é legal mas, visualmente, parece o depósito de um supermercado. Não temos mais nada além dos pallets e cadeiras, mas a sala ficou ainda mais estreita e parece entulhada de coisas.

A idéia de biombo pode ser criada com estrado de camas, desde que siga o estilo do local. Aqui virou um elefante branco.

Opte sempre por deixa-los da cor natural ou branco, assim não carregam tanto o ambiente.

Essa mesa é de um design francês bem bacana, mas pessoalmente, acho q errou nessa peça. Os pés não encaixam perfeitamente no pallet, o que fica parecendo uma super gambi (arra). 

Agora vc já sabe o que fazer com aquele pallet velhinho que vc achou na rua (ou com o novinho que vc comprou em alguma loja..hehe). Pq o blog serve para vc tirar idéias. Então, se vc gostou mto e quer uma peça de pallet na sua casa mas não encontra em nenhum lugar (pq é difícil msm de encontrar!) compre o seu em alguma loja ou depósito e seja criativo! Mas pelo menos dê bom uso a ele.

De boa na lagoa? Então fiquem atentos pq o próximo post será sobre os tais caixotes de feira.

BjoOs!



3 comentários:

  1. Amei suas ideias, vou estar sempre visitando esse criativo blog e pondo em prática essas dias super legais.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está gostando, Andreia! Fiquei muito feliz com seu comentário! E continue acompanhando que teremos vários posts com idéias simples, fáceis, econômicas e super bacanas. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. AMEI ACHO MUITO IMPORTANTE ESSA UTILIZAÇAO
    MUITOS DESPREZAM O SIMPLES MAS ESQUECE QUE O SIMPLES FAZ A DIFERENÇA

    ResponderExcluir