29 de mai. de 2012

Áreas de Lazer - Piscinas em casa

Oi, Gente! 

Hoje vamos aproveitar o último post sobre a Reforma da casa no interior e falar sobre piscinas. Na verdade, não precisa ser necessariamente uma piscina. Você pode ter um espaço menor e colocar uma hidro ou um ofurô. 
Vcs devem estar pensando pq eu inventei de falar de piscinas como áreas de lazer no inverno, não é?? A resposta é simples: pq, se vc quiser aproveitar o espaço no verão, deve começar a planejar agora. Afinal, para resolver o que quer, contratar arquiteto e mão de obra, comprar material e construir, 5 ou 6 meses não é mto tempo não. Além disso, essa semana esquentou um bocado...
Mas prometo que logo vai ter post sobre lareiras, afinal elas tb estão mto presentes em áreas de lazer.

Quando as pessoas falam em construir uma casa, sempre pensam na área de lazer que ela pode ter. Ás vezes o $$$ tá curto e ela fica p/ depois. Mas, como já dissemos antes, é uma área cada vez mais valorizada. Ou seja, além de aproveitar mto com sua família e amigos, sua casa ganha valor no mercado imobiliário, que está cada vez mais absurdamente alto. E uma piscina ou lugar para se refrescar enquanto toma sol, curte um churrasco ou mesmo ficar de bobeira é o ponto alto das áreas de lazer em casas. 

Dica extremamente importante: antes de comprar ou construir sua casa, veja qual o melhor lugar para construir sua piscina e área de lazer (no estado de SP é melhor ela ficar voltada p/ o NORTE, pq pega sol o dia todo). Se não for possível, escolha uma área que receba sol no período da tarde, protegida dos ventos dominantes, para manter o conforto térmico e evitar que caia sujeira na água. Agora, se já tem um espaço com cobertura e churrasqueira, prefira instalar a piscina integrada, assim vc pode aproveitar mtooo mais sua área de lazer.

A casa Glenwood foi projetada em torno da piscina: integração e aproveitamento total.
Wernerfield Architects


A piscina, localizada no centro da residência, integra a casa principal ao espaço gourmet.
Sidney Quintela

Área de lazer completa: sala, espaço gourmet, piscina e mto verde!


Para aproveitar a piscina mesmo nos dias mais frios, o ideal é instalar um aquecedor solar e mantê-la coberta quando não estiver usando.
O formato e o tamanho da sua piscina dependem da área disponível e devem ser pensados de acordo com o uso e junto com o jardim e com a escolha do material. Não adianta querer uma piscina olímpica num espaço 5x5. Se tiver um espaço reduzido, pode instalar um spa ou ofurô


Nesse projeto que fiz na Granja Viana, SP, o proprietário queria um grande deck com spa. Como a casa está dentro e um condomínio e não pode ser murada, a cerca viva (que só da p/ ver a sombra) dá mais privacidade sos moradores.
Quer ver o antes e depois? Só continuar lendo aqui embaixo.

Antes a casa tinha apenas churrasqueira, que era pouco aproveitada pelo morador.

Agora a churrasqueira ganhou espaço para mesa e acesso ao deck com o spa.
*Obs.: quando tirei as fotos o projeto ainda não estava 100% pronto (as plantas tinham acabado de ser plantadas e ainda faltavam retoques de pintura.) Mas, assim q eu tiver fotos novas posto aqui p/ vcs. 

Deck com hidro para espaços pequenos. 

Os spas substituem bem as piscinas em locais onde o espaço é reduzido.

Outra alternativa são os ofurôs.

Esse spa aproveita o espaço de forma excelente e é uma ótima alternativa para os dias quentes.

Piscinas em fibra de vidro tem menor custo e são mais rápidas de instalar, mas possuem formatos específicos pré-definidos.

Piscina em fibra com deck e jardim. Não é pq é de fibra q precisa ser azul clarinha e sem graça.

Já as piscinas de alvenaria estrutural ou concreto armado podem ser revestida com acabamento cerâmico ou pastilhas de vidro. Apesar do custo mais alto, esse tipo de piscina tem maior durabilidade e permite o uso de materiais mais elegantes. O material também pode ser vinílico, que permite vários formatos com custo menor. Ah, hoje em dia, piscinas com cores extravagantes são cada vez mais comuns, mas deixe p/ os hotéis. Vc pode enjoar facilmente se colocar algo mto colorido.
Piscina laranja do Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

A piscina revestida com pastilhas pretas dá a sensação de profundidade infinita. O preto e o verde podem ser usados em residências de forma harmoniosa e elegante.
João Jannini e Cristina Sagarra

A famosa piscina vermelha do Hotel Unique, em São Paulo.

Ao definir o formato, existe a opção de construir uma parte mais rasa, que pode acomodar um espaço infantil, uma 'prainha' ou uma hidromassagem.
Além da raia para prática de exercícios, a piscina possui parte mais rasa, acomodando a hidro. Gostou? Fale comigo.


Piscina em formato orgânico com prainha.

 Nesse caso, a forma orgânica surgiu do desejo dos moradores por uma pisci grande, mas com pouco espaço.
Além da borda infinita, a piscina ganhou prainha e pedras. A borda cimentícia é o complemento perfeito.

Espreguiçadeiras na parte mais rasa são ideais para os dias mais quentes.


As piscinas também podem ter diferentes tipos de bordas de acordo com o local onde serão construídas. A borda infinita é ideal para terrenos mais altos ou localizados em frente à lagos, mar ou paisagens, pois o efeito funde piscina com o horizonte. Se vc tem uma casa num lugar desses, pode apostar nessa borda. Sucesso total! 
A borda infinita na piscina com revestimento verde coloca a mata dentro do jardim.

A borda une a piscina com a paisagem.


O efeito é incrível!

Pensa nadar nesse hotel... Hotel Marina Bay, Cingapura.

Esquema de funcionamento da borda infinita.


 A borda também pode ser inclinada, evitando que a água escorra para fora. Se for inclinada p/ dentro, fica mais elegante, e deve prever uma canaleta para a água não escorrer em lugares indesejados.

A borda levemente inclinada para fora evita que a água saia da piscina. Mesmo assim recebeu canaletas de contenção. 
Affonso Risi

A piscina tem hidro, borda com contenção e é integrada ao restante da casa.

A borda de vidro é uma solução chiquérrima, mas com custo elevado. Pelo amor, não vai sair colocando qqr vidro na borda. Ele precisa ser estruturar p/ aguentar a pressão.
Guz Arquitetos

Vista da piscina a partir da sala.
Guz Arquitetos

Um modelo mais acessível para bordas em vidro. É ideal para aproveitar pequenas diferenças de nível no terreno.

Aposte em decks de madeira junto à piscina e um projeto de iluminação bem bacana. Eles agregam ainda mais valor, modernidade e sofisticação ao espaço. O ideal é pensar o projeto de iluminação junto com o projeto da piscina e do jardim, para poder prever pontos de iluminação dentro da piscina. 


Deck de madeira, piscina verde e paisagismo: combinação perfeita.

A iluminação transforma sua piscina à noite.
Márcio Kogan

ADORO esse projeto. É a combinação perfeita de elementos e detalhes importantes para uma área de lazer perfeita: integração, paisagismo, deck, iluminação...

Agora, se vc gosta de formas mais orgânicas, pode apostar em pedras e folhagens para complementar sua área externa.

Dá p/ ver que o jardim na área da piscina tb é mto importante, devendo ser bem planejado. As espécies escolhidas devem levar em consideração a manutenção, os gostos e costumes dos usuários, além do clima, posição solar e tipo de solo da região. A preferência por plantas perenes garantem um jardim bonito por mais tempo com menor manutenção. A utilização de vegetação ainda proporciona espaços mais frescos e agradáveis. Se sua piscina muito fica próxima ao muro, um jardim vertical pode garantir a vegetação necessária para tornar o ambiente mais fresco e moderno, como visto aqui.
Para quem tem pouco espaço para vegetação, jardins verticais são perfeitos.

Cabe lembrar que, independente do tipo de piscina, uma impermeabilização adequada é extremamente importante. E tanto a piscina quanto o jardim requerem cuidados especiais. É muito importante manter a piscina limpa e saudável e as plantas regadas, adubadas e podadas. O cuidado permanente facilita e barateia a manutenção.

Bom gente, é isso aí. Se quer aproveitar sua pisci no verão é bom já começar a planejar.


bjoO!

14 de mai. de 2012

Lojas/Comércios

Oi gente!!! To meio sumida, ne? Mas não foi propósito não..muitas coisas p/ fzer. E, já que não teve post semana passada, essa semana teremos em dobro! Siiimmm...um post hoje e outro no fim da semana. Aliás, o próximo post será o primeiro de uma série especial #FIQUEMDEOLHO!

Bom, gente, vamos aproveitar o tempo sem posts sobre ambientes de trabalho - já foi home office, espaços corporativos - p/ dar mais umas dicas para espaços comerciais. 
A arquitetura e o design desses ambientes é ainda mais importante, já que atende diretamente aos consumidores. E, querendo ou não, a "beleza" nesse caso é fundamental. Tenho exemplos de consumidores mto exigentes quanto a aparência das lojas e comércio que frequentam, não é Lula e D. Alzira? (brincadeira..) Mas, deixando as indiretas de lado (hahaha), quem não prefere comprar uma roupa, um sapato ou qqr outra coisa num lugar agradável e receptivo?
Seu produto pode até ser excelente, mas se o seu ponto de venda não fizer jus à sua marca, ele pode acabar desvalorizado.
Além disso, aqui em São Paulo, temos a lei que proíbe diversos tipos de propagandas e nada melhor que um bom projeto para conseguir integrar sua marca à sua loja. Falando nisso, já contei que fiz metade do curso de propaganda? Mas isso é conversa p/ outro dia...

Hoje eu trouxe ótimos exemplos de lojas e ambientes comerciais p/ quem quiser se inspirar. E o melhor: tem p/ todos os gostos e bolsos e quase todos são nacionais!

Então bora ver a diferença que faz ter um espaço que se identifica com sua marca e seu público alvo.

A loja da Havaianas na Oscar Freire é sensacional. P/ quem nunca foi vale uma visita.

A marca faz parte da fachada da loja, que ganha destaque por seu estilão clean no meio de tanta informação. Detalhe: a árvore existente foi incorporada pelo projeto do Isay Weinfeld.

A loja fica abaixo do nível da rua.

Dentro, o espaço é amplo e sem paredes. As divisões ocorrem através dos diferentes níveis ou de peças cenográficas, como o contêiner e a barraca de feira. 

A cobertura permite iluminação natural.
Quer conhecer sem sair de casa: http://br.havaianas.com/pt-BR/stores/concept/#

 Outro projeto que representa bem o conceito da marca é a Farm da R. Harmonia, na Vila Madalena.

O projeto conta com fachada verde - vegetação na fachada com sistema de rega periódica com a água captada da chuva.

A construção de concreto ganha destaque com a vegetação intensa.

A vegetação intensa passa a idéia de estar na mata.

Tanto fora como dentro da loja, onde a grama sintética complementa o tecido dos provadores.

Dentro, o projeto é um jogo de cheios e vazios, privilegiando a iluminação natural.
Triptyque Architecture

Interessou pelas fachadas verdes e sustentáveis*? A loja da Adriana Barra e a Firma Casa são outros ótimos exemplos. 

Loja Adriana Barra na Al. Franca, São Paulo.

Firma Casa, São Paulo. 
Super Limão + Irmãos Campana


* Mais p/ frente teremos um post só sobre arquitetura sustentável.

Algumas lojas preferem trabalhar com o conceito de cubo, mostrando apenas o essencial e reservando o conteúdo para quem realmente estiver interessado. Essa alternativa desperta a curiosidade das pessoas e é muito utilizada em galerias de arte.

A loja de design mobiliário Volume B/Micasa, em São Paulo, é um cubo de concreto "rasgado" por vidro.

O espaço interno amplo e sem paredes valoriza as peças.

A película feita de armaduras de aço serve como brise.
Detalhe: a construção é um anexo da loja principal, mas ganhou mais destaque que ela.
Marcio Kogan 

A loja Garoa, na Oscar Freire, usa o concreto preto e fechado nas laterais, para valorizar os recortes da construção e o interior branco e claro.

Como fica numa esquina bem glamourosa no mundo da moda, a abertura em vidro volta-se para a esquina, formando um hall de estar na entrada. O objetivo aqui é valorizar as roupas.
Una Arquitetos

O Projeto da Galante Store, na Bélgica, valoriza o estilo clássico e fino dos sapatos. A cor predominantemente clara, contrastada pelo cubo coberto de rosas vermelhas e os lustres garantem o estilo da marca no edifício.
 Creneau International  

A loja Trina Turk, na Califórnia, destaca suas peças com o tom amarelo no teto e em algumas paredes e com as prateleiras brancas.

Com os globos pendentes, o espaço ganha um ar surreal e artístico.
Art Office


A loja Obakki, em Vancouver, é um exemplo de arquitetura simples e funcional para espaços comerciais.

A fachada preserva a memória do entorno e, ao mesmo tempo, é uma grande vitrine. 

Dentro o concreto e a madeira predominam.

 O espaço abaixo é um salão que só faz unha aqui perto de casa. Chama Cosmopolish. O conceito do salão é trazer um serviço diferenciado para quem trabalha por aqui, atendendo em horários diferentes. 

Na entrada, uma parede com todos os esmaltes para escolha das clientes. Além do balcão p/ unhas express. Detalhe para as luminárias feitas com esmaltes por um moço da Vila Madalena.

Parede de esmaltes.

Esqueça aquelas cadeiras duras e horrorosas. Aqui você faz sua mão e pé no conforto dessas lindas cadeiras, cada uma com sua própria iluminação.

Falando em Salão, aí vão mais alguns bons exemplos.

Barber Shop Los Angeles

Estilo clássico e retrô das antigas barbearias.

Aqui em São Paulo vc tb encontra essas Barber Shops, como a Barbearia 9 de julho.

Esse salão na Suíça é fantástico. O contraste entre a área de espera e o salão dão a sensação de estar em locais diferentes.
O teto da sala de espera é coberto por fotografias antigas.

O moderno e o clássico juntos.
Zmik

 Agora vc já pode pegar umas dicas e implantar na sua loja/salão/comércio. Lembre que tanto a arquitetura como a decoração do espaço devem valorizar as peças que serão vendidas e ressaltar a sua marca.

Agora, se vc já tem seu ponto de venda montado, mas quer dar uma melhorada nele e tá sem dinheiro, sempre existe o Quick Design p/ ajudar. Dúvidas, sugestões, dicas ou orçamentos? Consulte-nos!

BjoO! E fiquem atentos para a série de posts especiais para áreas de lazer que vem aí...